Entrando no desenho - uma das possibilidades com uso do retroprojetor
Ver os desenhos em diferentes tamanhos/paisagens foi a nossa motivação, proporcionar à criança a possibilidade de ver seus grafismos grandes e poder "entrar" dentro deles. Essa inspiração não surgiu sozinha, foi oriunda de um curso muito significativo que fizemos com Marcia Gobbi e que a mesma trazia essa sugestão.
Primeiro as crianças desenharam em saquinhos plásticos com canetões a base de álcool ( aqueles que usamos em lousas brancas), usamos folhas de sulfite como suporte visual.
Depois fomos para a " Sala Lúdica" e projetamos a luz na parede com o retroprojetor, as crianças ficaram encantadas com as possibilidades de fazerem sombras na parede!!
Depois de vivenciarem sua própria sombra na parede, colocamos os desenhos, as crianças sugeriram que o dono do desenho deveria "entrar" nele, passear e até correr.
Depois disso virou uma festa! Entraram nos desenhos com os amigos, tentavam pegar seus traços na parede e perceberam que os desenhos também eram projetados nas suas roupas.
![]() |
Tentando pegar os traçados |
![]() |
Percebendo a projeção na roupa |
Para finalizar neste dia a experiência escolhemos um desenho que foi projetado na parede e copiado em um plástico grande. Mas o que fizemos com esse plástico desenhado vocês terão de aguardar a próxima postagem!!
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante!!