Maracatu Cultura do Povo!!!

"Maracatu é uma brincadeira que se toca, canta e dança em um cortejo para coroar reis negros. Existem muitos maracatus em muitos lugares do Brasil.
Os negros, quando eram escravos aqui no Brasil sentiam muita saudade da África. Começaram então a fazer suas danças, seus cantos, enfim, suas festas para lembrar de casa.
Os portugueses proibiam suas festas, mas eles muito espertos, descobriram um jeito de enganá-los, vestindo, por exemplo reis africanos com as roupas e gestos dos nobres portugueses. Assim, eles podiam fazer suas festas sem que ninguém os incomodassem."

Essa foi a explicação tirada do Livro Brincadeiras Musicais do Grupo Palavra Cantada Volume 4.

O maracatu surgiu na turma a partir da leitura do livro O Casamento da Princesa, de Celso Sisto em que as crianças se interessaram pelo lugar em que ocorria a história. Dessa maneira chegamos a África, quando perguntamos o que era a África muitas crianças responderam que era "o lugar onde moram os bichos", "tem muitos bichos e minha mãe já me levou lá", "é o zoológico". Então mostramos o globo terrestre e imagens de lá, contamos a história de como aconteceu a escravidão no Brasil e eles se interessaram muito por  esse tema. Falamos da influência africana em nossas danças, festas e músicas (já que esse era o foco do projeto da escola-a música). Devido ao curso que fizemos no Instituto Alana de Brincadeiras com Ritmos conhecemos o Maracatu e o levamos para as crianças.

Existem dois tipos de Maracatu: o de baque solto que é do interior de Pernambuco e o do baque virado que é de Recife, capital de Pernambuco. Focamos mais no Maracatu de baque virado. Lá funciona mais ou menos como as escolas de samba daqui. Cada Maracatu tem seu nome, seu estandarte, suas cores, sua identidade, sua comunidade e os reis exercem sua função de líderes comunitários. É um cortejo de coroação de reis negros, uma festa cultural muito importante no nosso país. Nesse cortejo tem vários personagens, os mais importantes são : O porta estandarte que leva o pavilhão, ou a bandeira; o rei e a rainha; a dama do paço que é a moça que leva a calunga (boneca que representa a nossa ancestralidade) e os batuqueiros. A música é marcada por percussão forte e ritmo frenético, os instrumentos são alfaias, caixas, xequerês e gonguês.



As crianças gostaram da idéia e então começamos escolhendo os nomes para o nosso Maracatu, eles deram várias sugestões: Bandeira Coração, Elefante Coroado, Bexiga de Festa, Sol e Lua, Chuva, Trovão e Estrela Cadente. Depois de uma votação o nome escolhido foi Bandeira Coração. Escolheram as cores: vermelho e azul e escolheram também como ficaria a bandeira.


Depois escolheram como seria o desenho das coroas e como enfeitá-las.




Adquirimos dois vestidos em um brechó e as crianças decoraram com gliter e lantejoula.


Decoraram os coletes também.



Fizeram as calungas com jornal, fita crepe, tinta e papel crepom.


Fizeram um painel explicando o que é o Maracatu.


Como ficou a exposição



E como foi a apresentação.












Comentários

  1. Gente, que trabalho lindooooo!! Amei, amei, amei... Parabéns!!
    Maria Daniela (Professora do Município do Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!!

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel