Como é bom experimentar o mundo!!!

Todos os dias nos vemos perdidos no meio de tantas informações, acontecimentos, ideias, mas o que realmente nos toca? O que nos provoca, modifica, assombra ou maravilha? Como já nos dizia Larrosa:
“A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. A cada dia se passam muitas coisas, porém, ao mesmo tempo, quase nada nos acontece. Dir-se-ia que tudo o que se passa está organizado para que nada nos aconteça. Walter Benjamin, em um texto célebre, já observava a pobreza de experiências que caracteriza o nosso mundo. Nunca se passaram tantas coisas, mas a experiência é cada vez mais rara.”
As crianças também estão imersas nesse mundo, porém ainda trazem consigo essa vontade de experenciar, conhecer e descobrir com o corpo inteiro. Como nós, enquanto educadores das Infâncias estamos possibilitando experimentações, pesquisas, brincadeiras e alegrias?
Trazemos aqui uma experiência que nos maravilha, do CEI Helena Pereira de Moraes, no Jardim Helena, bairrro do Município de São Paulo. As crianças do Mini Grupo I e II com as professoras: Luciana Xavier e Claudelicia Marques descobriram novas formas de experimentar o corpo que pinta e brinca, na área externa da Unidade com plástico e tinta!!!
 


 

 


Referências Bibliográficas:

Currículo Integrador da Infância Paulistana – SME/DOT, 2015

Larrossa, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência.
http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf

 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel