O mundo dos dinossauros


No início deste ano, em uma caixa de brinquedos na sala haviam dinossauros de borracha. Estes dinossauros despertaram uma enorme curiosidade nas crianças, além de se tornarem grande fonte de brincadeiras e criações, uma delas é o Mundo dos Dinossauros.
Quem comandou essa ideia foi o Pedro, o mais empolgado de todos. Pela manhã, ao chegar à escola ele trazia novidades sobre esses animais que ele havia visto ou lido com seus pais, na internet ou em livros. Então iniciei com a pergunta: como vamos fazer um Mundo dos Dinossauros? O que teria que ter neste lugar? As crianças responderam: Dinossauros!!!! Então fiz mais perguntas: onde eles moravam, o que tinha lá, onde eles dormiam, o que comiam...etc. Foi então, que as crianças perceberam que não sabiam como responder isso. Dessa forma, pegamos os mais variados livros e revistas para observarmos e pesquisarmos o que deveria ter no Mundo dos Dinossauros. Olhando esse material fizemos uma lista do que deveria ter neste lugar: vulcão, terra, rio, árvores e uma caverna.


As crianças começaram a planejar como seria esse mundo, como fariam a caverna e as árvores, para isso usaram diversos objetos do nosso sucatário e juntos foram levantando ideias. Miguel Romão com um pedaço de papelão resolveu que deveria ter um escorregador para os dinossauros e mostrou a todos como esse escorregador ficaria.



Vinícios pegou um pratinho de isopor que seria o lago, Yasmim colocou um papelão grande onde seria a caverna e Jhennyfer deu a ideia de usarmos os rolinhos de papel higiênico para fazermos as árvores, usando inclusive folhas de verdade, que foram coletadas no parque.


Enquanto isso nosso projeto ficava na sala, sendo constantemente repensado pelas crianças, mesmo que não estivesse pronto, as crianças brincavam e tinham outras ideias, o que mais gostavam de fazer era colocar os dinossauros para dormir, com lençol de guardanapo.



Outro grande desafio foi colar as folhas coletadas nos troncos das árvores, a cola não ajudava e a fita crepe também não, então tivemos que esperar e segurar um pouco as folhas para que a cola grudasse as folhas.


Depois de tudo pintado, e encaixado nos seus devidos lugares os dinossauros já tinham um lugar só para eles, dormirem e morarem, apesar de durante o dia visitarem outros lugares como a casinha, o cantinho de leitura e o cabeleireiro no final das brincadeiras eles já sabiam seu lugar para descansar.





Dessa maneira, podemos ver como as crianças criam seus próprios projetos, com a ajuda dos adultos aprendem a pesquisar e a se fazer perguntas. Nem sempre as ideias dão certo e errar faz parte do processo, assim como as dificuldades, como quando não sabiam o que fazer para criar o Mundo dos Dinossauros e a colagem das folhas coletadas não estava funcionando com a cola. Outro ponto interessante é o trabalho em equipe, em que todos escutam as ideias e arrumam formas de coloca-las em prática, além de instigar mais ainda a curiosidade dos pequenos, que pesquisaram as diversas espécies de dinossauros. 
O Mundo dos Dinossauros com o tempo foi sofrendo alterações, o teto da caverna não resistiu muito tempo, e as crianças foram fazendo outras modificações, o que é muito interessante, pois o tempo dos materiais também contribuem para que as crianças arrumem novas soluções. Novos elementos também apareceram neste percurso, tais como: pedras, gravetos, madeiras, folhas, flores. 
Por fim, os dinossauros viraram inspiração para os desenhos das crianças.





Margarida de Sousa Barbosa

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!!

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel