Roda de Conversa: Bebê ou Criança?

Percebemos que a maioria das crianças que têm ingressado na Educação Infantil por volta dos três e quatro anos está nesse dilema: sou um bebê ou uma criança? Vemos cotidianamente pais que não deixam seus filhos crescerem, os superprotegem e fazem tudo por eles, criando uma grande dependência, e por vezes muitos educadores reforçam essa questão.
Dessa forma, todo ano pedimos para que os pais nos escrevam a história do nome de seus filhos e nos mande uma foto de quando estes eram bebês. Lemos as histórias e aproveitamos as fotos para iniciar uma roda de conversa. Perguntamos às crianças o que era um bebê, o que ele faz, qual sua aparência física, o que come, como fala, quem ajuda, etc, depois pedimos para nos dizer o que era uma criança e refizemos todas as questões levantadas anteriormente. Todas as respostas foram escritas em um cartaz que ficou exposto para que pudéssemos retomar as discussões.
As crianças disseram que seus pais os chamavam de bebês, que tomavam mamadeira e várias outras questões foram levantadas e entre eles mesmos iam respondendo, perguntando e entendendo o assunto.

Cartaz com a discussão das crianças


Pesquisa do nome

Posteriormente retomamos a roda de conversa e perguntamos o que eles achavam que ainda faltava para eles aprenderem, o que eles precisavam melhorar, os itens levantados estão em vermelho no cartaz.

Cartaz com o acréscimo das crianças em vermelho

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