Instalação com barbante na sala

Inspiradas nas obras-instalações de Edity Derdyk propusemos outras experiências às crianças, agora dentro da sala de aula, no primeiro momento a experiência foi mais dirigida, e depois as crianças puderam criar com mais liberdade sua própria instalação coletiva.
Fizemos uma roda com as crianças e usamos lã azul escura, elas iam jogando o novelo, ora por cima, ora por baixo da trama e pegando uma ponta antes de jogar para outra criança, até formar um desenho com as linhas construidas no jogo.







Este momento foi quando todas as crianças já haviam pegado uma ponta de lã no novelo e então começamos as brincadeiras: levantar bem alto, olhar por baixo sem soltar a lã, abaixar até chegar perto do chão, tremer, deixar mais frouxo, esticar...etc.


Quando esgotamos as possibilidades soltamos a lã no chão, com cuidado para não desmanchar o desenho, as crianças observaram e encontraram várias formas: quadrado, triangulo, estrela, etc.



Brincaram de "coelhinho sai da toca" pisando nos espaços do desenho.






Após essas brincadeiras oferecemos papel e giz para as crianças fazerem a frotagem, ou seja, o decalque. Escolheram a parte em que a lã ficou com o desenho que eles mais gostaram e "imprimiram" ele na folha.









Outra proposta é antes de fazer a frotagem que as crianças passassem os dedos no relevo, formando um desenho invisível na folha, deixando a marca da lã no papel.


Então perguntamos as crianças, onde elas gostariam de fazer uma instalação com a lã. Decidiram fazer com as cadeiras e foram passando a lã entre as pernas das cadeiras e mesas, e assim foram brincando de pular ou passar por baixo das linhas esticadas.







Como ficou a instalação na sala


Depois disso tudo, as crianças cortaram a lã e passaram cola em uma cartolina e colaram fazendo uma obra coletiva.








A outra turma decidiu fazer diferente, juntaram as cadeiras no meio da sala e foram passando o barbante por todas as partes das cadeiras, nas pernas, nos encostos, juntando, enroscando.









Depois cortaram o barbante e em um papel color set, colaram e fizeram também uma obra coletiva







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

O Material Não Estruturado