Frotagem com barbante
A palavra frotagem é de origem francesa - frotter, que significa “esfregar”.
Consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície que
contém alguma textura, e esfregá-la com um de giz
de cera, por exemplo, para que a textura apareça na folha.
Depois de termos feito as colagens com os barbantes, as crianças, que já haviam feito a frotagem antes com o barbante no chão, fizeram agora em seu próprio trabalho ou de alguns colegas. Primeiro passaram os dedos pelo papel para sentir o barbante por baixo e depois usaram o giz de cera para fazerem a frotagem. Se colocarmos lado a lado veremos como fica muito interessante e as crianças gostaram muito de ver o desenho "aparecer" na folha.
As crianças passaram os dedos para sentir a textura na folha |
Depois usaram o giz para registrar a marca da textura |
Experimentaram o giz de várias maneiras |
Vendo o desenho aparecer |
Montamos uma apreciação com as colagens e suas frotagens
Vejam como ficaram interessantes os registros
Olá, eu gostaria de saber o que estimulamos na criança aplicando a frotagem?
ResponderExcluirOlá. Quando fazemos frotagem com as crianças elas são instigadas à investigação e à pesquisa, suscita nelas a formulação de hipóteses e teorizações das próprias crianças que podem ser compartilhadas no momento e depois em conversas , por exemplo: o que será que aparecerá desenhado no papel? É a mesma coisa que está em baixo? Se eu fizer de novo? Se eu mudar o papel? Se misturar as cores? Quais outras texturas e coisas eu posso fazer frotagem? Depois de aparecer o desenho no papel posso criar outro desenho?
Excluir