A criança e o brincar

A brincadeira é para a criança algo natural, fundamental para sua aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, social, físico e psíquico. Para que ela ocorra é necessário que a criança seja estimulada a explorar objetos, ambientes e estabeleça relações significando suas experiências. Quando ela age sobre um objeto através da brincadeira ela o investiga utilizando seus conhecimentos prévios na solução de problemas e assim aprende novas possibilidades.
A brincadeira trambém tem uma forte característica social e cultrural , ou seja ela é aprendida, transmitida pelos adultos e por outras crianças. Assim sendo o ambiente, o brinquedo e as pessoas são fundamentais para que ela aconteça.
Dependendo da região, dos materiais a que se tem acesso e os valores culturais alí inseridos a brincadeira ganha variações, novas formas e outras regras.
Mesmo quando está brincando sozinha com seus brinquedos ela trás à tona suas memórias de situações vividas, representando o que vê em seu cotidiano.
Como nos diz Daniela Girotto (2013, p 24):
" [...] É importante dizer, porém , que a criança não está reproduzindo apenas situações por ela vividas ou imaginadas, ela as recria, dá seus próprios significados, imprime seu ponto de vista e as coloca sob a prespectiva da linguagem simbólica. Então, produz algo novo a partir da sua aprendizagem dos fatos."
É comum surgirem conflitos nas brincadeiras, isso não deve ser encarado negativamente, pois os sentimentos de medo, raiva e rejeição fazem parte da vivência infantil e por meio da brincadeira estes podem ser reelaborados e entendidos pelos pequenos.
Outro fator importante da brincadeira é que ela traz sermpre novos desafios. As crianças observam as mais velhas e aprendem as regras e a experimentar. Em uma brincadeira de corda, por exemplo, pular em um pé só ou girar enquanto pula pode ser difícil no início mas que aos pouco a criança consegue executá-los e isso torna motivador o desafio. Muitas vezes quando se tem o domínio das regras isso permite que as crianças promovam mudanças e pensem em novas maneiras de brincar.
" As crianças podem ainda construir brinquedos e cenários para suas brincadeiras ajudadas pelos recursos que o professor lhes proporciona: materiais, sugestões, realizações das ações mais difíceis, dentre outros." (2007, p 57)
Nesse sentido o papel do educador é permitir que as crianças brinquem diariamente, oportunizando tempos e espaços para o brincar, onde estas possam relacionar-se entre si e com a natureza, trazendo seus elementos para compor a brincadeira, ter experiências coletivas e individuais. Isso não significa apenas momentos, mas tempos/espaços/materiais organizados que permitam às crianças o brincar em toda sua potencialidade, já que o tempo das crianças é diferente do tempo dos adultos e assim possam construir seus saberes e os manifestar ao mundo com o seu olhar.
Também é fundamental esta atento às manifestações culturais da sociedade. Integrar-se á família e a comunidade resgatando e preservando a memória das brincadeiras. Observar preconceitos e valores preconcebidos que surgem no momento da brincadeira e dicutí-los com as crianças.
Com tudo isso podemos pensar como pode ser importante o papel do educador que valoriza a brincadeira e a possibilita para as crianças pequenas, pois trata-se da maneira de aprender que lhes é peculiar nessa etapa da vida.

Sugestões:

Livro: GIRAMUNDO e Outros Brinquedos e Brincadeiras dos meninos do Brasil. Renata Meirelles. Editora Terceiro Nome:2007.

Sites: Mapa do brincar : www.mapadobrincar.com.br
      
         Território do brincar: www. territoriodobrincar.com.br


Referências Bibliográficas:

GIROTTO, Daniela. Brincadeira em Todo Canto. Reflexões e Propostas para uma Educação Lúdica. Editora Peirópolis: 2013


SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para a Educação Infantil/ Secretaria Municipal de Educação - São Paulo: SME / DOT, 2007.












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