Montando uma casa

Em nossa escola temos um espaço para que as crianças brinquem de casinha, ela já foi mais estruturada, com porta, janelas e telhado. Porém por sua localização, a noite e nos fins de semana, ela tinha outros usos pela comunidade. Por esse motivo decidimos deixar somente a estrutura de alvenaria.
As crianças então passaram a usar muito pouco esse espaço, levavam areia para brincar de comidinha ou usavam as janelas para subir e sentar em cima do "telhado". Pensamos em tirar essa estrutura, mas antes procuramos saber o que pensavam as próprias crianças .

Espaço da casinha

Questionadas sobre o que achavam desse espaço algumas crianças se colocaram:
_Atrapalha jogar bola lá._ Matheus 
_A gente não gosta muito._ Iasmim
_Eu gosto de subir nela._ Guilherme
_É da hora subir lá._Davi
_Ia ser muito mais legal se tivesse coisas de casa, um sofá, uma televisão._Julia
_É prô...um telhado ia ser bom, e uma porta também._Alexia
_A gente tinha que ter coisas de casinha._ Raphaella.
_E uma rede lá dentro._ Wendryck

Pensando nisso, resolvemos pintar algumas caixas:





Depois de pintadas as caixas se juntaram com as tampas e foram levadas para a casinha e lá as crianças organizaram a brincadeira:

Um sofá



Uma mesa cheia de copos de suco e comida


Uma televisão


Fogão, armários e mesa


Armários, lugar de copos e lugar de pratos

Comida caprichada

Um banquete

Organizando a louça


Um microondas

 Com essa interferência já não havia mais espaço para tantas crianças brincarem. Algumas procuraram outros cantos no parque para fazerem a sua "casinha". 
Dessa forma, ao ouvirmos as crianças e conhecermos suas necessidades de brincadeira torna nossa mediação significativa, dar voz aos pequenos é descobrir novos caminhos que nossos olhos viciados de adultos não conseguem mais enxergar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel