Experimentar, descobrir e brincar com o gelo

Em uma tarde no parque Edson se machucou na perna, nada grave, só uma pequena escoriação. Para consolá-lo peguei um gelo, coloquei no saquinho e depois em sua perna. Ele ficou segurando um pouco e me afastei, logo outras crianças chegaram para saber o que havia acontecido e viram o gelo em sua perna: " É muito gelado" ele disse, então as crianças quiseram sentir também dizendo: " Ahhh, eu me machuquei aqui" e apontavam para a cabeça, e o Edson alí colocava o gelo. As crianças riam, gritavam e inventavam novos "machucados" na perna, no braço, na barriga... Já havia formado uma roda em torno dele e, claro o gelo derreteu no saquinho que virou um brinquedo para eles, correndo pelo parque carregando-o.
Vendo tudo isso tive então a ideia de trazer o gelo para a sala, peguei alguns cubos em bacias e distribui nas mesas para que eles pudessem ver, sentir, tocar e alguns até colocaram na boca para sentir o gosto dele. Perguntei o que era aquilo e todos responderam que era gelo, perguntei de onde vinha, disseram que vinha da geladeira e quando perguntei do que era feito não souberam dizer, apenas disseram que era gelo

As crianças observando e experimentando o gelo
 







Depois disso perguntei se estavam vendo o que estava acontecendo com o gelo e não souberam responder, perguntei o que aconteceria com o gelo se ele ficasse fora da geladeira e a Isabella disse que o gelo ficaria quente e o Henrique disse que ele viraria uma manga. Decidimos deixar as bacias com o gelo fora da geladeira para ver o que iria acontecer com ele e fomos ao parque e ao lanche. Quando voltamos o gelo havia derretido e na bacia havia água. As crianças olharam e disseram: "Nossa o gelo sumiu!!" e o Pedro Gustavo completou: " Ele foi ficando muito pequenininho até sumir". Perguntei o que havia na bacia agora e eles me disseram: água gelada. Porém percebi que não haviam feito relação ao que havia na bacia com o gelo que tinham experimentado, mesmo tendo olhado o gelo derretendo, eles entenderam que ele foi diminuindo até sumir. Achei fascinante esse olhar, pois para nós adultos isso é mais que óbvio.

Quando o gelo derreteu



Propus as crianças que fizéssemos gelo colorido para fazermos uma pintura, eles se empolgaram. No dia seguinte arrumei uma bandeja, copos de café, anilina e água. Expliquei como faríamos o gelo e eles se encantaram, principalmente na hora de pingar a anilina, pois ela "dançava na água" rodopiando e deixando cor. Perguntei como aquilo tudo iria virar gelo, foi então que eu percebi que algumas crianças haviam pesquisado em casa, pois a Isabella disse que a água tinha que ser colocada no congelador para virar gelo, e outras duas crianças também afirmaram isso. Disse as crianças que iríamos fazer a pintura no outro dia  porque levaria um tempo para que a água colorida congelasse.


Preparando o gelo colorido






No dia seguinte as crianças estavam eufóricas, só falavam nisso. Haviam trazido camisetas para não se sujarem porque contaram em casa que fariam uma pintura. Quando viram o gelo colorido ficaram encantados e se maravilharam ao ver a cor deixada no papel dele derretendo. O Edson havia encostado a mão em dois cubos de gelo, um azul e um amarelo e deixou a cor verde em sua mão e isso o deixou extasiado, contando para todos o que havia descoberto.

As crianças pintando com o gelo


Descobrindo a cor verde na mão










Colocamos as pinturas pelo corredor da escola para que os pais também pudessem ver a experimentação.
No dia seguinte levei uma outra proposta: sentir o gelo com os pés e foi impossível não se divertir com as expressões das crianças descobrindo essa nova maneira de sentir.

 Experimentando com os pés







Iremos fazer novamente a pintura com gelo, talvez de outras maneiras com as ideias das crianças pois escutei a Isabella dizer para uma colega: " Pintar com gelo foi muito legal, que pena que foi só uma vez." Isso me fez pensar em nossas práticas: porque só uma vez?

Comentários

  1. Nossa que maravilha, com apenas um elemento de exploração, quantas possibilidades de aprendizagens e descobertas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, seu trabalho me ajudou muito.Estava procurando uma atividade com gelo para a educação infantil, pois percebi exatamente isso na escola,as crianças querem gelo a todo momento porque sabem que podemos dar, e daí até inventam que se machucaram, rsrsrs. Amei!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!!

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel