A burca!

Do trabalho com tecidos que iam para o parque e viraram cabanas em 2014, surgiram outros desdobramentos com as crianças de cinco anos, entre eles o de criar roupas e promover desfiles. As crianças estavam se divertindo muito e todos os dias essa era a temática com os tecidos. Então trouxe uma indagação: o que é moda?
_Moda é uma coisa que é bonita. - Nícolas
_Moda é uma coisa que é bem linda. - Davi
_Estilosa!-Julia
_Moda é um perfume da Jequiti, uma roupa bonita é tudo! - Erick
_A moda é um vestido branco de flores que é muito bonito. -Erick
_Minha mãe é costureira e ela fez uma roupa para mim. Ela fez fantasia de lobo mau...Não! É de Hulk!-Caio
_Minha mãe é costureira!-Nícolas
_Veio da faculdade. -Davi
_As mães podem inventar sim, mas tem panos sujos aí que vem do lixão. Então a mãe, ela pega pra costurar, mas primeiro elas lavam e depois costuram pra ficar bem limpinho, pra pegar e nascer muito branquinho.-Erick
_E como eram as roupas no tempo das cavernas? - Professora
_Os homens da caverna se vestem com folhas.-Julia
_ Eles pegam... eles são igual as mães. Pegam e pintam de amarelo com bolinhas pretas. Mas primeiro vem do lixão e elas lavam, depois costuravam de amarelo com bolinhas pretas.-Erick
_E na época de Jesus? - Professora
_Era feita de papelão!-Erick
_Era quase igual a nossa, mas tava rasgada. -Nicolas
_Ele usava um vestido.-Davi
_Um vestido pra homem!- Nícolas
_Jesus era menina! (risos)-Julia
_Você está zombando de Deus!-Nícolas
Nesse momento mostrei para as crianças o livro: Moda: uma história para crianças, da Editora Cosac Naif e da Autora Luciana Schiller, que conta os modos de se vestir através dos tempos e dos povos, como surgiu a camiseta e a calça jeans, porém senti o livro falta das vestimentas africanas e de alguns outros povos e recorri a internet para ajudar. 

Uma das nossas fontes de pesquisa

Vimos primeiro a roupa através dos tempos pesquisando junto com as crianças em vários sites e depois as roupas dos diferentes povos e etnias. Quando viram a burca do Afeganistão elas ficaram muito impressionadas e quiseram saber mais sobre ela. 
As crianças ficaram impressionadas com a burca no Afeganistão

Novamente recorremos a pesquisas e então as crianças pediram: Vamos andar de burca pela escola? 
Como? eu perguntei para eles e me apontaram para a caixa de tecidos. De lá tiramos cinco tecidos grandes o suficiente para que ficassem cobertos e combinamos de andar pela escola assim, combinamos também que faríamos a experiência em grupos, um por vez e quem estivesse sem a burca ajudaria o amigo que estivesse usando.
O passeio pela escola intrigou a todos, outros professores e funcionários olhavam perplexos para as crianças andando daquela maneira e quando indagadas as crianças prontamente contavam sua ideia. Registrei com um gravador algumas falas delas nesses momentos e após a experimentação também:
_Senti um calorzão quando fui lá fora. - Franciele
_Quando a gente foi lá fora ficou bem calor embaixo do pano.-Julia
_É muito ruim de subir as escadas e descer. Alexia
_ Eu gostei, foi "mó" da hora, mas ficou escuro.-Bianca
_Tava bem calor e eu consegui beber água. - Kaline
_Não dava pra eu ver nada quando eu tava no sol, aí eu não tava enxergando nada.-Arthur
_Eu consigo subir as escadas, eu olho pelo buraco embaixo do pano. Vivian
_Eu usava burca pra sempre.-Caio

Nos brinquedos do parque

Tentando conversar

Bebendo água

Convencendo a professora que isso ia dar certo!

Subindo as escadas

A maioria disse que havia adorado a experiência, o que me intrigou bastante, esperava que enfatizasse como era difícil andar assim, apesar de terem dito isso também ficaram muito eufóricos para fazer de novo. 
Depois dessa vivência conversamos muito sobre as questões de gênero e como a mulher se veste e quem diz o que ela pode ou não vestir: 
_Prô, eu acho que a mulher tem que usar a roupa que ela gosta e os homens não podem ficar mandando nela.-Guilherme.
Mais tarde, quase no fim do ano quando reviam as fotos ( que ficam disponíveis para eles no livro que montamos juntos) é que entendi de fato o porquê de terem gostado tanto, compreendi quando a Viviam me disse: Prô, você lembra desse dia? Andar de burca é muito ruim mas a gente conseguiu fazer tudinho, brincar, beber água e subir a escada.
Aproveitando o tema, o interesse das crianças resolvi trazer também a biografia de Malala Yousafzai que havia ganhado o Premio Nobel neste ano (2014). Ficaram sabendo que nem todas as meninas no mundo podem ir à escola. Souberam também de outra religião: o islamismo e que há um modo de ser e pensar diferente em outros países muçulmanos, não tão radicais. Conheceram ainda outra peça bastante utilizada pelas mulheres o Hijab, que diferente da burca é uma roupa islâmica . Dessa forma, as brincadeiras com tecidos e a escuta das crianças nos possibilitou tantas experiências e tantos conhecimentos construídos conjuntamente e de maneira significativa e prazeirosa.

Uma das páginas do Livro da Turma






Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!!

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel