Pesquisas com massinha

Neste dia as crianças confeccionaram massinha de modelar, segue abaixo a receita:

Receita da massinha

1 xícara de sal.
4 xícaras de farinha de trigo.
1 xícara e meia de água.
3 colheres de sopa de óleo.
Corante alimentício.


Misture a farinha e o sal, depois incorpore o óleo e a água até a massa ficar consistente e sem grudar nas mãos. Coloque o corante. Você pode dividir a massa e fazer em várias cores. Pode deixar sem cor ou usar corantes naturais como colorau, por exemplo.

O bacana desta massinha é que não há problemas se as crianças comerem e ela não gruda nos objetos. E é esse justamente o ponto chave. Por não grudar, as crianças  podem experimentar a massinha com outros objetos e brinquedos. Neste dia elas criaram brincadeiras e pesquisaram texturas e desenhos que conseguiram fazer com ela.

As crianças usaram a massinha para fazer comida, se organizaram para conseguir diferentes formas usando palitos, espremedor de alho, e pequenos pedaços de conduite.





O Miguel descobriu como fazer bolos usando pinos para velas:




As crianças também começaram a fazer pesquisas com as diversas possibilidades da massinha com diferentes objetos. Um deles foi o Thiago e o Luan que pegaram diversos carrinhos e começaram a pesquisar quais desenhos cada um imprimia na massinha:





A Yasmim fez um bolo de aniversário e usou palitos de sorvete para fazer as velinhas. Depois de tirar os palitos percebeu as marcas que ficaram na massinha e começou a pesquisar quais marcas os objetos deixavam nela, até que encontrou um boneco cujo os pés imprimiam a forma de um coração:




O que podemos concluir com essa experiência é que as crianças pesquisam, elaboram teorias, experimentam e descobrem. Precisamos nos atentar para esses maravilhamentos cotidianos que muitas vezes nos passam desapercebidos e alimentá-los com outros materiais, proposições e registros.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

O Material Não Estruturado