Autorretrato com Imagens de Revista
Ao propor essa atividade, esperava que as crianças
fossem capazes de se reconhecerem e se expressarem apropriando-se da sua
imagem, percebendo e respeitando as diferenças individuais.
Iniciei propondo que se olhassem no espelho se
identificando com a imagem refletida no mesmo. Nesse momento observei que
algumas crianças não se sentiram confortáveis com a situação, negando-se a
fazer o que foi pedido. Uma criança, inclusive denominou-se “feia” para
justificar a sua recusa. Mesmo assim insisti que o fizesse argumentando que
seria necessário se olhar para poder realizar a atividade seguinte.
Após esse momento distribui folhas de sulfite com o
perfil de um rosto e revistas para que procurassem os olhos, nariz, boca etc. que
mais se aproximavam de sua aparência; depois era só cortar e colar as figuras
no seu perfil. O grupo participou com interesse e entusiasmo conseguindo
cumprir com a atividade proposta, buscando se divertir com as possibilidades
que iam surgindo no decorrer da sua realização, como as máscaras que iam sendo
formadas através dos recortes. Porém, percebi que as crianças na sua maioria
compuseram o seu rosto com órgãos que destoavam da sua imagem. Exemplos: O
Pedro Isaac que é negro, apesar de pintar o seu rosto com a cor “marrom”, procurou
por “olhos verdes” ao invés de castanhos como os seus; muitas crianças pintaram o seu rosto da cor
rosa, alegando ser a “cor da pele”. E acredito que a criança que no início, se
recusou a olhar-se no espelho, o fez porque está acima do peso e sempre vem
reclamar que algum colega a “xingou de gorda”.
A partir dessas observações, pude perceber e de certa
forma confirmar o quanto ainda são evidentes o preconceito e a discriminação
com aqueles e aquelas que fogem do padrão estabelecido como o “normal” pela
nossa sociedade e que se tornam presentes no contexto escolar influenciando de
maneira negativa na autoestima das nossas crianças e consequentemente nas suas
relações.
Diante desse contexto procurei pensar algumas ações
para com as crianças no sentido de despertar um novo olhar para a questão e com
isso mudar esse comportamento que muitas vezes nós professores, acabamos por
reproduzi-lo em nossa prática escolar.
Selecionei imagens na internet de pessoas que de
alguma forma se destacam na sociedade e na mídia, independentemente da sua cor,
raça e tipo físico como cantores, atores, escritores, o Ministro Joaquim
Barbosa etc; falei da importância de cada um e do seu papel na nossa sociedade.
Além disso, procurei histórias para contar para as
crianças que retratassem de maneira positiva todas essas questões que a meu ver
merecem respeito e devem ser tratadas diariamente em nossa prática, basta estarmos atentos e dispostos a lidar com elas.
Proposta de atividade elaborada pela Professora Izabel Cristina Marcelino.
As crianças brincaram com as possibilidades da revista. |
Essa foto ficou muito bacana |
As crianças produzindo e brincando |
Discutindo e trabalhando |
Empenharam-se bastante |
Muita concentração |
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