Identidade e Gênero
O trabalho realizado com as crianças deve ser refletido, estudado, planejado e discutido, pois muitas vezes em nossas ações cotidianas, como educadores, acabamos por reforçar preconceitos e estereótipos. É preciso propor as crianças reflexões do que é ser menino e o que é ser menina, e juntamente com elas desconstruir mitos sobre esse tema, já que estas questões na Educação Infantil, segundo Cruz (2010, p-76)
(Trecho retirado da postagem de 01.04.2013)
Descrição :
Colocamos os personagens criados pelas crianças na
lousa e perguntamos o que os identificava como menino ou menina. As crianças
relataram o que sabiam e escrevemos na lousa com o giz de cor verde. Disseram,
por exemplo, que meninas usam roupas cor-de-rosa, usam vestido e brincam de
casinha e boneca e que não podem brincar de futebol. Sobre os meninos foram
taxativos em afirmar que não podiam usar a cor rosa e nem pensar em brincar de
casinha ou boneca Falaram também que meninas tem cabelo comprido e os meninos
cabelos curtos.
Fizemos então novamente uma roda de conversa sobre
o que caracterizava os meninos e as meninas, mostramos imagens de pessoas
diferentes pelo mundo e repensaram sobre o que tinham falado. Então novos itens
foram acrescentados com o giz laranja e as crianças fizeram um desenho de um
menino e de uma menina. Depois dessa discussão todas as crianças brincaram de
casinha e futebol e ouviram a história “Ceci tem Pipi”.(Bibliografia
recomendada na postagem de:02.04.2013
Objetivos:
Fazer com que as crianças pensem o que diferencia
meninos e meninas e o porque dessas diferenças.
Evitar que as crianças reproduzam comportamentos
sexistas e percebam que ser menino ou menina depende da cultura e do momento
histórico em que estão inseridos
Provocar discussões e momentos em que as crianças
possam se expressar dizendo o que pensam ampliando seu vocabulário e seu
repertório
Avaliação:
As crianças reproduziram em sua fala, na primeira roda de conversa, todos os estereótipos que estão presentes em nossa sociedade, ou seja, reproduziram o que lhes foram dito pelos pais, comunidade, amigos e porque não a escola que muitas vezes só reforça ainda mais esse comportamento.
Mas ao mesmo tempo que pareciam muito seguras do
que diziam se mostraram abertas a pensar de outra forma, quando problematizamos
algumas situações hipotéticas ou quando mostramos as imagens para elas.
Reformularam seus pensamentos principalmente as meninas que se mostraram
felizes em poder jogar futebol, brincadeira na qual são excluídas pela
inabilidade com a bola (pelo fato de nunca terem sido estimuladas em sua
maioria). Os meninos por sua vez ainda mostravam-se resistentes quando foram
convidados a brincar de casinha, não foram todos, entretanto alguns ficaram
muito bravos com a proposta.
Ao ouvirem a história, deram muitas risadas, porém
prestaram muita atenção, mostrando o quanto era significativa naquele momento.
Para desenhar foi um desafio, pois as crianças
geralmente só desenham o gênero ao qual pertence e o resultado dele foi muito
satisfatório para todos.
Algumas imagens mostradas para as crianças
O que disseram sobre os meninos
Como ficou o texto após atividades de intervençáo
Texto após intervençáo
Registro no painel da sala
Meninos e meninas brincando de casinha e boneca
Meninas e meninos brincando de chute a gol
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