Identidade Negra



Realizar uma proposta de trabalho sobre a identidade implica em refletir a cerca das questões etnicas-raciais, diversidade cultural e identidade negra.
A criança constrói sua identidade desde o nascimento num processo continuo e gradativo, a partir de suas relações com o outro. Inicialmente  na família, depois amplia suas relações com outros grupos em diferentes espaços. Esse processo envolve inúmeras váriaveis é uma construção social, histórica e cultural.
A criança negra constrói sua identidade negra com os mesmos principios de outros processos identitários, no entanto, tem dificuldade em se identificar com seu grupo de pertencimento racial, pois afirmar-se como negro em nossa sociedade é incorporar estereótipos negativos, para ser aceito é preciso negar-se a si mesmo.
Nessa trajetória de construção de sua identidade, a criança negra depara-se na escola com diferentes olhares sobre seu pertencimento racial, sua cultura, sua história, suas crenças e seus traços físicos. Quem nunca ouviu um comentário sobre o cabelo?
            As crianças vivenciam diversas situações de discriminação, em vários espaços, tem contato com uma abundância de estereótipos negativos, e também, praticam de maneira efetiva a discriminação, no entanto, nem sempre isso é  reconhecido  ou em alguns momentos é até banalizado. A imagem de ingenuidade e pureza das crianças justifica e camufla essa situação .
O preconceito racial enraizado historicamente e naturalizado na sociedade, também está na escola. E como a escola lida com isso?

Esse preconceito pode ser reproduzido pela escola dia a dia e naturalizado ou questionado, discutido propiciando o pensar critico sobre a diversidade, o conhecimento da riqueza cultural africana, afim de reconhecer as diferenças como algo a ser valorizado, incentivando o desenvolvimento por uma cultura de aceitação de si. A escola pode ser considerada como um espaço que interfere positivamente na construção da identidade negra.
Esse trabalho deve ser iniciado desde a educação infantil, pois as crianças desde pequenas , já estão se apropriando e vivenciando situações de discriminação, o que influencia o processo de  construção da sua identidade. Nesse sentido, é importante que as crianças tenham referenciais negros, afim de propiciar uma construção afirmativa dessa identidade. Afirma Juliana Romão em reportagem a revista pátio(2013, pg43):
“O modo como as crianças  se veem e são vistas pode começar a mudar a partir de variadas formas de trabalho em sala. Leitura de livros que retratem a cultura negra a partir de sua riqueza e realcem a beleza das caracteristicas afro-brasileiras ou apresentação de imagens de heróis negros,músicas, tecidos típicos, culinária, produção de autorretratos e brincadeiras em frente ao espelho...”

É importante ressaltar o reconhecimento de politicas públicas que incluiram a “história da África e a cultura afro-brasileira”   no curriculo oficial com a lei n°10.639/2003. Em relação a educação infantil, o RCN cita a pluralidade cultural pecualiridade da população brasileira que possibilita  desenvolver um trabalho para a diversidade e o respeito. Assim especifica  o RCN (1998, pg 77):
[...] A pluralidade cultural, isto é, a diversidade de etnias, crenças, valores,etc. que caracterizam a população brasileira... portadora de um vasto repertório que se constitui em material rico e farto para o exercício do diálogo, aprendizagem com a diferença, não discriminação e as atitudes não preconceituosas.[...]

No entanto, a contribuição da  legislação não garante mudanças efetivas na realidade escolar.
O processo de construção da identidade negra é muito complexo.  Cabe a escola se posicionar e assumir um papel de desconstrução de estereótipos     com práticas pedagógicas que contribuam para construção e afirmação de uma identidade negra positiva.



Bibliografia



BRASIL. MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. BRASÍLIA, DF:MEC/SEF, 1998.



ROMÁO, JULIANA. O RACISMO QUE VEM DO BERÇO. REVISTA PÁTIO, JANEIRO/ MARÇO. GRUPO A. PORTO ALEGRE, 2013. 

Literatura africana e afro-brasileira na eucação infantil: reflexões sobre a construção da identidade racial das crianças negra. eduardo da silva guimaraes, rejane maria dantas, dayse cabral de moura. trabalho de conclusáo de curso. 2012 centro de educaçao ufpe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel