Painel da Diversidade

Descrição :


Colocamos duas cartolinas na lousa para a montagem do painel, distribuimos para as crianças revistas diversificadas e pedimos que estas as folheassem. Depois disso pedimos que folheassem novamente e agora observassem as pessoas que estavam nelas e que escolhessem uma para recortar.Enquanto as crianças se divertiam olhando as revistas, observamos o que diziam e o que olhavam e as vezes fazíamos intervenções.
Quando terminavam de recortar iam até a lousa onde estava a cartolina e colavam, procurando dar espaço ao outro colega. Algumas crianças colaram mais de uma pessoa. Quando todos terminaram puderam observar as várias pessoas coladas no painel.



Objetivos:

Observar como as pessoas sáo diferentes.

Desconstruir estereótipos de beleza.

Reconhecer-se entre algumas imagens das pessoas recortadas.

Objetivos para o professor:

Observar o que as crianças falam sobre o que vêem nas revistas.

Observar quais as revistas mais procuradas e quais as imagens mais recortadas.

Enfatizar o objetivo da atividade e fazer intervenções.


Avaliação:


Quando as crianças observam as revistas elas falam com seus amigos sobre o que vêem e o que acham das imagens oferecidas pela revista. Muitas vezes riem das pessoas por serem idosas, pelas roupas que vestem, por serem diferentes dos modelos de beleza oferecidos pela mídia, embora muitas revistas quase náo apresentam diversidade de pessoas por isso devemos oferecer uma variedade delas.
A primeira atitude da maioria das crianças foi a de buscar pessoas jovens e modelos, preferencialmente pessoas brancas, loiras e com olhos claros. Neste momento a intervenção do professor é fundamental, em chamar a atenção das crianças para as outras pessoas que haviam na revista, pessoas idosas, simples, com alguma necessidade especial, crianças, etc, enfim todas as pessoas e que aí sim recortassem uma que achassem legal. Apareceu então uma grande diversidade de pessoas, todas de todos os tipos: modelos brancas e negras; pessoas idosas, homens de terno e gravata, barbudos e carecas; mulheres grávidas; crianças ( eu nesse momento me admirei por eles as ignorarem nas revistas a náo ser que fossem famosas); pessoas altas, baixas, magras, gordas; e até acharam pessoas do século passado com roupas bem diferentes.
Enquanto observavam o que os colegas iam colando no painel muitas pediram para colar mais de uma, por acharem outra pessoa diferente do que já estava colado. Isso foi muito interessante pois tentaram colocar no painel a representação de todos os tipos de pessoas e quando terminamos o resultado foi satisfatório. Elas puderam perceber o quanto é bonito sermos diferentes e que isso nos torna especiais.
Crianças observando as revistas.


Recortando




Preparado para colar no painel.
Colando os recortes no painel.
Painel pronto.
As crianças observando as colagens.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel