Texto Coletivo sobre Preferencias

Descrição :



Após uma roda de conversa as crianças falaram sobre elas, o que gostam de fazer, de comer, de brincar, do que não gostam e do que tem medo. Propusemos às crianças que montássemos um texto sobre as preferencias de um personagem da sala, ou seja, montássemos um texto da “Gabriela” e da “Adriely”.
As crianças foram falando e nós escrevemos na lousa.. Ao final imprimimos e distribuímos as crianças que adoraram e “leram” o que havíamos produzido. Os textos e as personagens ficaram expostos no corredor da escola em uma altura compatível com a visão das crianças.


Objetivos:

 

Pensar sobre si e suas preferencias.
Conhecer o outro e respeitá-lo.
Criar uma personalidade para o personagem da sala.
Expressar-se e entrar em contato com o texto, com suas estruturas e significados.

Avaliação:

 



As crianças gostam muito de falar sobre si, e conseguiram falar coerentemente sobre o tema proposto. Divertiram-se muito em criar o personagem dando vida e forma a ele e quando tiveram a oportunidade de ter o texto em mãos “liam” usando de sua memória o que havia sido conversado e construído com eles.


A atividade foi feita em duas turmas diferentes, de quatro e cinco anos, e podemos perceber a diferença nos textos e nas preferencias citadas, principalmente em relação às brincadeiras incluíram varias brincadeiras. Quando colocadas as personagens no corredor as crianças interagiam com elas, medindo e comparando.

Levantamento das preferencias da Gabriela
                         
Levantamento das preferencias da Adriely



Colamos as personagens no corredor da escola com as crianças

As crianças puderam interarir com as figuras

Como ficou as personagens com os textos

Camily lendo o texto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel