Texto Coletivo sobre Preferencias
Descrição :
Após uma roda de conversa as crianças falaram sobre elas,
o que gostam de fazer, de comer, de brincar, do que não gostam e do que tem
medo. Propusemos às crianças que montássemos um texto sobre as preferencias de
um personagem da sala, ou seja, montássemos um texto da “Gabriela” e da “Adriely”.
As crianças foram falando e nós escrevemos na lousa.. Ao
final imprimimos e distribuímos as crianças que adoraram e “leram” o que
havíamos produzido. Os textos e as personagens ficaram expostos no corredor da
escola em uma altura compatível com a visão das crianças.
Objetivos:
Pensar sobre si e suas preferencias.
Conhecer o outro e respeitá-lo.
Criar uma personalidade para o personagem da sala.
Expressar-se e entrar em contato com o texto, com suas
estruturas e significados.
Avaliação:
As crianças gostam muito de
falar sobre si, e conseguiram falar coerentemente sobre o tema proposto. Divertiram-se
muito em criar o personagem dando vida e forma a ele e quando tiveram a
oportunidade de ter o texto em mãos “liam” usando de sua memória o que havia
sido conversado e construído com eles.
A atividade foi feita em
duas turmas diferentes, de quatro e cinco anos, e podemos perceber a diferença
nos textos e nas preferencias citadas, principalmente em relação às
brincadeiras incluíram varias brincadeiras. Quando colocadas as personagens no
corredor as crianças interagiam com elas, medindo e comparando.
Levantamento das preferencias da Gabriela |
Levantamento das preferencias da Adriely |
Colamos as personagens no corredor da escola com as crianças |
As crianças puderam interarir com as figuras |
Como ficou as personagens com os textos |
Camily lendo o texto |
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante!!