Roda de Conversa: Eu me vejo na revista?

Uma atividade que fazemos com as crianças todos os anos é a apreciação da revista "Raça", preferencialmente depois que fazemos a atividade do Painel da Diversidade. Ela surgiu da necessidade de dar outras referências para as crianças e para descobrir o que pensam sobre elas mesmas.
Distribuimos as revistas nas mesas para que olhem as fotos que estão contidas nelas, enquanto isso observamos o que dizem e o que comentam entre si. Depois que observam as revistas fazemos uma grande roda para conversar, neste momento mostramos fotos para todas as crianças, mostramos penteados, roupas, bonecas e perguntamos às crianças o que acham, se acham que são parecidas com as pessoas das fotos. 
É nesse momento que vemos que as crianças não são inocentes como muitos acreditam, e que percebem sim que existe preconceito e que elas mesmas trazem preconceitos e estereótipos sobre si. Nesse momento percebemos como trabalhar a identidade das crianças é essencial, para que possam superar essas idéias errôneas construídas durante a sua vida na escola, na família, entre seus pares e na comunidade.
Durante alguns anos ficamos muito tristes com o que as crianças dizem nesse momento, mas esse ano algo inédito aconteceu, as crianças falaram coisas muito positivas, poucos foram os que disseram palavras preconceituosas, e pudemos perceber que a CEI da qual vieram essas crianças havia feito algum trabalho nesse sentido. 
Assim podemos concluir que fechar os nossos olhos para esse tema, ou jogar a culpa nas próprias crianças e em suas famílias não resolve o problema. Não é fácil, mas temos que resgatar a identidade e a autoestima das nossas crianças para que se vejam e percebam que são lindas, importantes e valiosas. Isso depende de nós professores, intervindo, dando outras referencias para as crianças e encarando a realidade com coragem e não fingindo que nada acontece.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grafismo Infantil - Estágios do desenho segundo Lowenfeld e Luquet

Carvão pra que te quero!!!! Experimentações em papel